Prevalência de sífilis congênita no Hospital Geral de Caxias do Sul- RS no período de 1998-2002

Autores

  • Dino R.S. De Lorenzi
  • Breno F. de Araújo
  • Leonardo Grazziotim
  • Eliane Basso

Palavras-chave:

sífilis congênita, doenças sexualmente transmissíveis, infecção perinatal

Resumo

Introdução: a sífilis congênita tem representado um grande desafio à saúde pública no Brasil pela sua elevada prevalência e graves sequelas pre-natais. Objetivo: identificar a prevalência de sífilis congênita em um hospital universitário da região Sul do Brasil. Método: estudo transversal, des-critivo, de todos os casos de sífilis congênita ocorridos no Hospital Geral da Universidade de Caxias do Sul no período de março de 1998 a agosto de2002. Resultados: o coeficiente de sífilis congênita foi de 15,5 casos a cada mil nascimentos, ou seja, 120 casos em 8009 nascimentos. Em 78,4%, constatou-se acompanhamento pré-natal prévio, sendo que em 38,4% dos casos o diagnóstico da infecção materna foi obtido somente por ocasião doparto. Entre as causas de falha na prevenção pré-natal da sífilis congênita, destacaram-se a falta de tratamento pré-natal da gestante (14,9%) ou de seuparceiro (53,2%), tratamento pré-natal materno inadequado (22,3%) ou completo há menos de 30 dias do parto (28,7%). Conclusão: os resultados obtidos reafirmam a importância da atenção pré-natal na redução das taxas de sífilis congênita no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dino R.S. De Lorenzi

Professor Titular da Unidade de Ensino em Tocoginecologia da Universidade de Caxias do Sul. Doutor em Medicina pelo Departamento de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo. 

Breno F. de Araújo

Professor Titular da Unidade de Ensino de Pediatria da Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Saúde Pública pelo Departamento de Saúde Materno-Infantil da Universidade de São Paulo. 

Leonardo Grazziotim

Médicos Residentes do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Geral de Caxias do Sul – Universidade de Caxias do Sul (HGCS).      

Eliane Basso

Médicos Residentes do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Geral de Caxias do Sul – Universidade de Caxias do Sul (HGCS).

 

Downloads

Publicado

2005-03-04

Como Citar

1.
Lorenzi DRD, Araújo BF de, Grazziotim L, Basso E. Prevalência de sífilis congênita no Hospital Geral de Caxias do Sul- RS no período de 1998-2002. DST [Internet]. 4º de março de 2005 [citado 31º de outubro de 2024];17(1):5-9. Disponível em: https://www.bjstd.org/revista/article/view/543

Edição

Seção

Artigo original