Há necessidade de rastreio para lesão intraepitelial anal em mulheres com lesões intraepiteliais genitais por papilomavírus humano?

Autores

  • Francisco Eugênio de Vasconcelos Filho
  • José Eleutério Júnior
  • Bruno Hállan Meneses Dias
  • Angélica Maria Holanda Pascoal da Silva
  • Ana Carolina Rodrigues de Andrade

Palavras-chave:

detecção precoce de câncer, ânus, neoplasmas, mulheres, infecções por papilomavírus

Resumo

Introdução: Parece haver uma relação bastante estreita entre lesões genitais e anais associadas ao papilomavírus humano (HPV), bem como sua relação com a patogênese de neoplasias nesses sítios. Objetivo: Avaliar a existência de dados publicados que sugiram a necessidade de rastreio para lesão intraepitelial anal entre mulheres com lesões genitais associadas ao HPV. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática de pesquisas originais publicadas entre 2001 e 2014 nos bancos de dados: PubMed, HighWire, Biblioteca Cochrane e Google Acadêmico. As palavras-chave para busca foram: “rastreio” ou “detecção precoce de câncer” e “anus” ou “anus diseases” ou “anus neoplasms” e “woman” ou “women” e “HPV” ou “DNA probes, HPV”. Resultados: A busca inicial retornou 1.203 artigos. Após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão e da análise dos revisores, restaram 15 trabalhos, que foram empregados para compor a presente revisão. Grande parte dos estudos apontou que mulheres com lesões genitais pelo HPV apresentavam maior risco de lesões anais, em comparação com mulheres normais. Verificou-se também a relação entre neoplasia genital e infecção anal por tipos oncogênicos do HPV e o papel do vírus no desenvolvimento de câncer anal. Conclusão: O rastreio de lesões anais em mulheres com lesões genitais por HPV deve ser indicado. O método mais adequado para tal ainda deve ser mais bem estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Eugênio de Vasconcelos Filho

Students of Faculty of Medicine of UFC – Fortaleza (CE), Brazil.

José Eleutério Júnior

Professor of Motherhood and child department at UFC – Fortaleza (CE), Brazil.

Bruno Hállan Meneses Dias

Students of Faculty of Medicine of UFC – Fortaleza (CE), Brazil.

Angélica Maria Holanda Pascoal da Silva

Students of Faculty of Medicine of UFC – Fortaleza (CE), Brazil.

Ana Carolina Rodrigues de Andrade

Students of Faculty of Medicine of UFC – Fortaleza (CE), Brazil.

Publicado

2022-03-28

Como Citar

1.
Vasconcelos Filho FE de, Eleutério Júnior J, Dias BHM, Silva AMHP da, Andrade ACR de. Há necessidade de rastreio para lesão intraepitelial anal em mulheres com lesões intraepiteliais genitais por papilomavírus humano?. DST [Internet]. 28º de março de 2022 [citado 19º de maio de 2024];25(3):145-9. Disponível em: https://www.bjstd.org/revista/article/view/358

Edição

Seção

Artigo original