Tricomoníase

o que se passa?

Autores

  • Renato S. Bravo Universidade Federal Fluminense
  • Paulo C. Giraldo
  • Newton S. Carvalho
  • José Roberto E. Gabiatti
  • Isabel C.C. Val
  • Helena Patrícia D. Giraldo
  • Mariana D.L. Passos

Palavras-chave:

Trichomonas vaginalis, infecção vaginal, corrimento vaginal, DST, inflamação genital, inflamação genital feminina

Resumo

Este estudo faz uma revisão atualizada da prevalência do Trichomonas vaginalis na população geral, bem como sua complexa interação com o hospedeiro e as consequências da infecção não diagnosticada. O Trichomonas vaginalis é um parasita extracelular das mucosas, especialmente a vaginal, que causa descarga vaginal, irritação e inflamação, podendo ser assintomático em quase 1/3 dos casos. Atualmente tem sido pouco encontrado em alguns centros, mas continua como causa importante de vulvovaginites no mundo, mantendo-se com taxas de 10% dos corrimentos vaginais em vários estudos epidemiológicos. É abordada a complexa relação parasita-hospedeiro, em que a resposta imunológica predispõe vaginose bacteriana e infecção pelo HIV, por mobilização das células de defesa (leucócitos, linfócitos T CD4 e macrófagos). As formas de diagnóstico são apontadas para facilitar a compreensão do diagnóstico. Foram apontadas ainda as formas de tratamento e em especial as dificuldades com casos de resistência medicamentosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato S. Bravo, Universidade Federal Fluminense

Professor-adjunto do Departamento Materno-Infantil e Chefe do Serviço de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Paulo C. Giraldo

Professor Associado Livre-docente do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Newton S. Carvalho

Professor-adjundo Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná.

José Roberto E. Gabiatti

Professor-adjunto do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Isabel C.C. Val

Professora-adjunta de Ginecologia da Universidade Federal Fluminense.

Helena Patrícia D. Giraldo

Residente de Tocoginecologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Mariana D.L. Passos

Interna do Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

2010-05-25

Como Citar

1.
Bravo RS, Giraldo PC, Carvalho NS, Gabiatti JRE, Val IC, Giraldo HPD, et al. Tricomoníase: o que se passa?. DST [Internet]. 25º de maio de 2010 [citado 19º de maio de 2024];22(2):73-80. Disponível em: https://www.bjstd.org/revista/article/view/1084

Edição

Seção

Artigo original