A contribuição dos estabelecimentos farmacêuticos na prevenção e no manejo das DST

um Estudo qualitativo em uma cidade do sul do Brasil

Autores

  • Camila Rosso Neto
  • Dayani Galato

Palavras-chave:

doenças sexualmente transmissíveis (DST), farmácia, prevenção de doenças transmissíveis

Resumo

Introdução: as doenças sexualmente transmissíveis (DST) apresentam-se como problemas de saúde bastante prevalentes que possuem desdobramentos na saúde pública. Objetivo: descrever a contribuição dos estabelecimentos farmacêuticos na prevenção e no manejo das DST. Métodos: foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa em farmácias localizadas no município de Tubarão/SC no ano de 2009. Adotou-se para tanto a técnica de entrevista com o responsável pelo setor de dispensação de 20 estabelecimentos farmacêuticos adotando-se um roteiro semiestruturado. Resultados: foi possível identificar que a farmácia assume vários papéis no contexto das DST, que seriam: ser a porta de entrada do paciente para o serviço de saúde; local de venda de preservativos; de orientação para a realização do preventivo; de diagnóstico através da avaliação de sinais e sintomas; de automedicação, seja ela orientada ou não; e de prevenção. Foi identificado o uso da anticoncepção de emergência por indivíduos mais jovens, sendo realizada nesta situação apenas a prevenção primária, ou seja, de gravidez e não das DST. Outro ponto levantado é que mesmo que a farmácia se caracterize por ser um ambiente bastante propício para ações de prevenção, muito pouco é realizado. Conclusão: as farmácias contribuem principalmente no manejo das DST através da automedicação, sendo que as ações relacionadas à prevenção destas doenças ainda são bastante discretas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rosso Neto

Estudante do Curso de Farmácia – Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Núcleo de Pesquisa em Atenção Farmacêutica e Estudos de Utilização de Medicamentos (NAFEUM) – Curso de Farmácia – Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – SC.

Dayani Galato

Núcleo de Pesquisa em Atenção Farmacêutica e Estudos de Utilização de Medicamentos (NAFEUM) – Curso de Farmácia – Programa de Pós--Graduação em Ciências da Saúde – Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – SC.

Downloads

Publicado

2011-09-25

Como Citar

1.
Rosso Neto C, Galato D. A contribuição dos estabelecimentos farmacêuticos na prevenção e no manejo das DST: um Estudo qualitativo em uma cidade do sul do Brasil. DST [Internet]. 25º de setembro de 2011 [citado 19º de maio de 2024];23(3):120-5. Disponível em: https://www.bjstd.org/revista/article/view/1010

Edição

Seção

Artigo original