The mouth as an organ for sexual practices and and atarget for STD/Aids

Authors

  • Luiz Carlos Moreira Universidade Federal Fluminense
  • Flávio Merly Universidade do Grande Rio
  • Andréa B. Moleri
  • Mauro R.L Passos
  • Vandira M.S. Pinheiro

Keywords:

STD, Aids, oral sex, HIV

Abstract

Este artigo é resultado da pesquisa clínico-laboratorial dos autores envolvendo o exame sistemático da boca de pacientes atendidos na Divisão de DST da Universidade Federal Fluminense, bem como de uma extensa bibliografia sobre o tema: a boca como órgão das práticas sexuais e um alvo para SID / Aids. O resultado deste trabalho comprova a importância desta investigação e a necessidade de integração dos esforços de médicos e dentistas no reconhecimento das doenças bucais e seu diagnóstico diferencial. Para ilustrar o artigo, são apresentadas imagens que mostram os aspectos clínicos, histológicos e radiográficos que fazem parte da documentação das manifestações orais de DST / AIDS dos casos examinados e estudados pelos autores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Carlos Moreira, Universidade Federal Fluminense

Professor de Diagnóstico Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense; Mestre em Doenças Sexualmente Transmissíveis do Setor deDoenças Sexualmente Transmissíveis da Universidade Federal Fluminense.

Flávio Merly, Universidade do Grande Rio

Professor Adjunto de Patologia Bucal e Semiologia da Escola de Odontologia da Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy; Mestre em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais - Área de concentração Estomatologia.

Andréa B. Moleri

Professora Adjunta de Patologia Bucal e Semiologia da Escola de Odontologia da Universidade do Grande Rio - Professor José de Souza Herdy; Mestre em Morfologia do Centro Biomédico- Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Riode Janeiro.

Mauro R.L Passos

Professor Adjunto Doutor Chefe do Setor de DST (MIP/CMB/CCM) - UFF.

Vandira M.S. Pinheiro

Professora colaboradoa PPG em DST - Setor de DST, Mestre em Educação-UFRJ, Especialista em Saúde Pública - UFF.

Published

2002-03-15

How to Cite

1.
Moreira LC, Merly F, Moleri AB, Passos MR, Pinheiro VM. The mouth as an organ for sexual practices and and atarget for STD/Aids. DST [Internet]. 2002 Mar. 15 [cited 2024 Mar. 29];14(2):37-53. Available from: https://www.bjstd.org/revista/article/view/402

Issue

Section

Original Article