Infecção genital feminina por Mycoplasma Hominis e Ureaplasma Urealyticum e sua relação com a grávidez e a infecção pelo HIV-1

Authors

  • Alcyone A. Machado Universidade de São Paulo
  • Geraldo Duarte Universidade de São Paulo
  • Silvana M. Quintana
  • Mariena C. Paschoini
  • Andréa Bueno Universidade de São Paulo
  • Elucir Gir Universidade de São Paulo
  • Rita A.S. Cardoso

Keywords:

Mycoplasma, HIV, AIDS, gestação, M. Hominis, U. urealyticum

Abstract

Atualmente tem sido realçado o papel da infecção genital feminina por Mycoplasma hominis (MH) e Ureaplasma Urealyticum (UU) na gênese das complicações sistêmicas que extrapolam a singularidade da infecção. A possibilidade de troca de material genérico com a célula acometida sustenta um papel na gênese das doenças do conjuntivo e na formação de super-antígenos piorando o prognóstico de mulheres contaminadas pelo Vlrus da Imunodeficiência Humana ripo l (HIV-1). OBJETIVOS:Avaliar a freqüência da infecção genital do MH e UU em mulheres, considerando o estado de portadora do HIV-1 e gestação. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Estudo prospectivo envolvendo 183 mulheres atendidas em um Hospital Universitário entre 1995 e 1996. Dividiu-se as pacientes do estudo em quatro grupos. O grupo I foi formado por 61 gestantes consideradas normais, o grupo II por 12 gestantes portadoras do HIV-1, o grupo III por 60 mulheres não gestantes portadoras do HIV-1 e o grupo IV por 50 mulheres não gestantes e não contaminadas pelo HIV-1. O método utilizado para identificação do MH e UU foi cultura com diluições sucessivas, considerando positivo as diluições maiores que 10 ' após a mudança de cor dos meios de cultura. RESULTADOS E DISCIUSSÂO: Observou-se que as taxas de infecção genital pelo MH e UU são baixas na população feminina, independentemente de sua condição de ponadorado HIV-1. Verificou-se que no período gestadonal a freqüência de MH foi estatisticamente mais baixa (1,4%) do que na população não gestante (12,7%). Não se observou infl uência gesradonal sobre a freqüência do UU. Sugere-se a todos que renham condições de cultivo para estes microrganismos que o executem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alcyone A. Machado, Universidade de São Paulo

Professora Doutora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Geraldo Duarte, Universidade de São Paulo

Professor Doutor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Silvana M. Quintana

Médicas assistentes e pós-graduandas do Hospital das clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRPUSP).

Mariena C. Paschoini

Médicas assistentes e pós-graduandas do Hospital das clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRPUSP).

Andréa Bueno, Universidade de São Paulo

Médica residente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Elucir Gir, Universidade de São Paulo

Médica residente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Rita A.S. Cardoso

Bióloga do Laboratório de Microbiologia do (HCFMRPUSP).

Published

1998-12-01

How to Cite

1.
Machado AA, Duarte G, Quintana SM, Paschoini MC, Bueno A, Gir E, et al. Infecção genital feminina por Mycoplasma Hominis e Ureaplasma Urealyticum e sua relação com a grávidez e a infecção pelo HIV-1. DST [Internet]. 1998 Dec. 1 [cited 2024 Apr. 30];10(2):5-8. Available from: https://www.bjstd.org/revista/article/view/211

Issue

Section

Original Article